Eco Wedding: Elaborando um casamento sustentável

Ecow Wedding

Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente, com a sustentabilidade, com os rastros que deixamos na natureza estão aumentando. E com o aumento do pensamento ecológico, as escolhas das noivas também progridem. Por isso, o ecologicamente correto deve ser levado também para a decoração.

O Eco Wedding é planejado de modo que o evento tenha menos impacto possível na natureza. Isto vale desde os convites até as lembrancinhas dadas no final do casamento. Neste post iremos dar algumas dicas de como elaborar um casamento sustentável.

Eco Wedding

Convite:

Eco Wedding

O convite é a primeira demonstração do estilo escolhido pelos noivos. Muitas vezes os convites são uns dos itens que após a realização do casamento serão descartados no lixo. Se os noivos optaram pelo Eco Wedding, deve-se ter atenção ao tipo de convite a ser usado.

A confecção gráfica do casamento possui diversas opções ecológicas.

Uma ideia sustentável é enviar os convites via e-mail ou redes sociais, que não afeta ambientalmente em nada, além de ser super moderno. Para os noivos mais tradicionais pode-se usar convites feitos com papel reciclado ou materiais ecologicamente certificados.

Traje dos noivos:

A escolha do vestido de noiva também pode ser sustentável. Caso sua mãe ou avó guarde ainda o vestido dela e ele combine com seu estilo escolhido, usá-lo é uma grande forma de homenageá-las e também de não usar materiais prejudiciais a natureza.

Se este não for o caso, existem tecidos “ecologicamente corretos” para criação do vestido, sem esquecer da possibilidade de alugar os trajes dos noivos.

Lembrancinhas:

As lembrancinhas são itens que os convidados geralmente não esquecem, mas que nem todos guardam após o casamento. Casamentos com pensamento ecológico pedem lembrancinhas que não sejam descartadas. Comestíveis com embalagens recicladas ou o uso de plantas são perfeitas para a ocasião. Vasos de suculentas, mudas de temperos e sementes são exemplos de lembranças que irão surpreender os convidados sem agredir o meio ambiente.

Decoração:

Finalmente, a decoração! A reutilização de objetos encaixa perfeitamente no tema escolhido, além de ajudar muito na redução de custos. O mobiliário é um dos itens mais importantes com a escolha dos materiais próprios para um casamento sustentável. Escolha sempre móveis feitos de bambu, palha, cipó, apuí e madeira de demolição (provenientes de obras demolidas ou de casas antigas que foram reformadas).

Este tipo de móvel agrega valor ao casamento e ao decorador​, que sai na frente da concorrência chamando atenção dos potenciais clientes com materiais ecologicamente responsáveis​.

A Mineirart utiliza materiais sustentáveis para a produção de seus produtos e tem a preocupação de investir em madeira de demolição para fazer a maior parte de suas mesas, aparadores, entre outros mobiliários.

Precisando de Ajuda? Fale com a gente agora!